segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ideologia segundo Karl Marx:
A primeira referência feita por Marx a respeito do conceito de ideologia deu-se em A Ideologia Alemã, onde aparece como equivalente à ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como o motor da história. Mais tarde o próprio Marx vem a ampliar este conceito e fala das formas ideológicas através das quais a sociedade toma consciência da vida real.
Eles as enumera como a religião, a filosofia, a moral, o Direito, as doutrinas políticas, etc. Mesmo após esta expansão o conceito continua com uma carga crítica pejorativa, referindo-se à ilusão, deformação da consciência da realidade que se dá através da ideologia dominante.
Mais tarde, dentro da própria doutrina marxista este conceito veio a ser expandido por Lenin, onde ganha um outro sentido, bastante diferente: a ideologia como qualquer concepção de realidade social ou política, vinculada aos interesses de certas classes sociais.

Ideologia segundo Comte:
A ideologia de Agust Comte é a do positivismo. A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus
ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.
Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da
Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Assim como nessas ciências, em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, Comte usaria a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos - resumidas na filiação histórica- para a compreensão (isto é, para conhecimento) da realidade social. Comte afirmou que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais; entretanto, sempre insistiu e argumentou que isso não equivale a reduzir os fenômenos sociais a outros fenômenos naturais (isso seria cometer o erro teórico e epistemológico do materialismo): a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um tipo específico de realidade teórica e que devem ser explicados em termos sociais.
Pode-se dizer que o conhecimento positivo busca "ver para prever, a fim de prover" - ou seja: conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão científica caracteriza o pensamento positivo.

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